terça-feira, 13 de julho de 2010

Um toque de Midas

Em um mundo globalizado, os avanços tecnológicos ocorrem a uma velocidade espantosa. Prova disso é que diversos equipamentos eletrônicos, como celulares e computadores, se tornam obsoletos rapidamente e assim são jogados fora. Esses aparelhos, quando descartados, constituem o "e-lixo". No Brasil, a discussão sobre o tema é, infelizmente, colocada em segundo plano diante de assuntos considerados mais importantes, como a projeção do país na geopolítica mundial. E a reflexão sobre isso é de vital importância, haja vista que as consequências a longo prazo, caso não sejam tomadas as devidas providências a respeito, serão irremediáveis.
Nesses equipamentos eletrônicos, há substâncias extremamente nocivas à saúde, tais como metais pesados(mercúrio, chumbo, cádmio) além de outros compostos como os de arsênio. Tais substâncias, quando entram em contato com o solo, contaminam a àgua dos lençóis freáticos. Essa água pode chegar, por exemplo, a um rio e causar a morte de inúmeras espécies nesse ambiente aquático. Isso gera um desequilíbrio nas cadeias alimentares e no ecossistema como um todo. E é importante ressaltar que nós, seres humanos, também corremos sérios riscos, porque esses compostos tóxicos não são eliminados do meio ambiente e, por isso, podem estar presentes nos nossos alimentos ou até mesmo na água que bebemos.
Diante desse panorama, é peremptoriamente necessário investir na reciclagem desses materiais eletrônicos, campo no qual ocorreram avanços pífios no Brasil nas últimas décadas. Isso geraria muitos empregos no mercado dos reciclados. Assim, transformaremos esse setor pouco lucrativo em um negócio rentável, um verdadeiro toque de Midas.

6 comentários:

Anielle Ranulfi disse...

Joubert, passei por aqui para prestigiá-lo!!! Parabéns pela iniciativa de escrever e principalmente por estar realizando uma vontade sua... pois é bem verdade que muitas coisas que queremos e gostamos, deixamos para trás por pura e simples preguiça e falta de tempo!
Beijos!
Anny

Anna disse...

Joubert gostei muito do tema e do título!! Você tem excelente senso crítico e sabe escolher os assuntos sobre os quais irá escrever. Isso é dom! Um grande beijo, Anna Emília.

Lorena disse...

Joubert,que iniciativa interessante criar um blog! Parabens!Gostei muito do texto e adorei o titulo!Beijos Lorena.

Liane disse...

Adorei o texto Joubert!!! Infelizmente no Brasil,a reciclagem de material eletrônico nunca está em pauta....devagar o negócio mesmo...nos USA,eu vi bem diferente,lá eles incentivam a reciclagem,muito mais do que aqui....pena que o povo não se toca...a única coisa que importa pro Brasil é futebol e crescimento econômico,e só!
Beijos

Nina. disse...

Muito bem escrito! Um daqueles textos que se lê com prazer...
Eu só ouvi falar, até agora, de um ponto de recolhimento de e-lixo. Uma universidade (no estado de São Paulo, se não me engano), que recicla o lixo eletrônico, realizando um trabalho de conscientização da população, a qual é convidada a se valer do depósito da instituição, ao invés de abandonar o lixo eletrônico junto com outros materiais descartados. Uma bela iniciativa.
Boa pauta!

Nina. disse...

Ah, Joubert. Meu poema não fala sobre poemas, mas sobre anjos. "Um poema" é só o título do post....
hehe, às vezes meu blog fica confuso. Um leitor me falou que, uma vez sabendo que o poema se trata de anjos, encontrou outro sentido nele.
Beijos